Empatia (substantivo feminino):
Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
[Psicologia] Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la.
Há duas formas de compreender as pessoas: olhando de fora, a partir da sua perspectiva e olhando de dentro, a partir da perspectiva da própria pessoa.
Muitos conflitos surgem (ou são intensificados) a partir da nossa crença de que a outra pessoa está agindo de má fé, está buscando nos irritar ou nos provocar, de propósito, como se ela soubesse exatamente o efeito que suas ações teriam sobre nós.
Essa é uma visão de quem olha de fora.
Se olhássemos a partir do ponto de vista daquela pessoa, poderíamos nos surpreender ao perceber que, muitas vezes, ela não imagina o conflito que suas ações possam estar promovendo.
Ao tomarmos consciência disso podemos encontrar formas mais leves de resolver nossas desavenças com ela.
Pensando nisso, nós, Juliana Di Ninno e Ludimila Oliveira, psicólogas, publicaremos nos próximos meses a série “Conheça seus vizinhos”, buscando mostrar, a partir de dentro, o que se passa com cada um.
Vamos juntos exercitar nossa empatia?